0

Como não Cair no Golpe da Pirâmide Financeira – Escapar da Fraude

Golpe da pirâmide financeira, como se proteger !

A grande dificuldade de se proteger contra esquemas como o golpe da pirâmide financeira é que muitas vezes eles são disfarçados por empresas que simulam vender produtos reais, e podem se confundir com outras práticas, com o marketing multinível, considerado legal, e que consiste em remunerar hierarquicamente participantes pela venda real de produtos.




Diante deste cenário, é essencial tomar algumas precauções, como:

1. Antes de investir em qualquer empresa, sempre investigue o CNPJ no Procon e em outros órgãos de defesa do consumidor;


2. Consulte também nos órgãos fiscalizadores como: ABEVD ( Associação Brasileira das Empresas de Vendas Diretas) e veja se a empresa está cadastrada, se não estiver há grandes chances de ser uma pirâmide financeira ou Fraude.

Caso a Empresa diga que vende franquias, verifique também no site da ABF ( Associação Brasileiras de Franchising e Franquias).


3. Desconfie sempre de promessas de ganhos altos com baixo risco, mesmo quando ilustrada por histórias verdadeiras de sucesso, uma vez que os primeiros investidores costumam ser remunerados; Mais o Último sempre se ferra quando é realmente uma pirâmide.


4. Certifique-se que você compreendeu toda as etapas do investimento e como o retorno é possível. A entrada ilimitada de investidores é um indicativo de um esquema de pirâmide financeira; Exceto quando se tem um produto real e que você não precisa colocar ninguém para continuar no negócio.


5. Guarde toda a documentação sobre os seus investimentos. Assim caso precise no futuro correr atrás dos seus direitos.


Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe um comentário abaixo e contribua com a troca de ideias. Não esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos nas redes sociais. Pois outras pessoas também devem ficar cientes e assim serem blindadas a este tipo de prática que vem crescendo devido a crise financeira.

 

 

 

Fonte: http://destinonegocio.com/br/financas/entenda-o-que-e-piramide-financeira-e-como-escapar-dessa-fraude/

Luiz Cerqueira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *