0

Fluxo de Caixa – Como eu administro minhas despesas

Como administrar minhas despesas – Fluxo de caixa – Controle Financeiro

Planilha ajuda a fazer fluxo de caixa da sua empresa

Este é o primeiro passo para a análise financeira e deve projetar, para períodos futuros, todas as entradas e as saídas de recursos financeiros.




O que é fluxo de caixa?

Fluxo de caixa é um termo muito comum na administração de empresas. Não sei você já conhece mas vou explicar pra você agora esse conceito de fluxo de caixa que é o mesmo que uso na administração das minhas finanças pessoais e dos meus negócios. E é o que eu sugiro para você conseguir virar a mesa  ou melhor ainda, melhorar as suas condições controle das suas finanças pessoais .

Então o Fluxo de caixa nada mais é que o controle que pode ser feito em bloco de anotações, caderno, agendas,  planilha de excel, aplicativo de fluxo de caixa, e etc. É um controle do qual você registra o planejamento de entradas de caixa , entradas de dinheiro (receitas) e saídas.

fluxo de caixa é o movimento de entrada e saída de recursos financeiros da empresa. A entrada de recursos é proveniente das atividades de venda de produtos/serviços ou da venda de algum ativo da empresa (equipamento, veículo, imóvel, por exemplo).

Quando a entrada de recursos é maior do que a saída, temos um saldo positivo, caracterizando uma situação superavitária. Por outro lado, quando a saída de recursos é maior do que a entrada, temos uma situação deficitária.

Um fluxo de caixa tem uma característica temporal. Pode ser diário, semanal, mensal, anual, e traz componentes de projeção ou estimativa. É importante considerar os saldos de ciclos anteriores para compor as disponibilidades (ou indisponibilidades) nos ciclos posteriores.

O fluxo de caixa é uma das mais importantes ferramentas de gestão financeira de uma empresa.  Visa demonstrar e também projetar, em períodos futuros, o resultado de todas as entradas e as saídas de recursos financeiros em regime de caixa (e não contábil).

Ele permite ao empresário lançar suas contas a pagar e seus direitos a receber. Além de estimativas de receitas e despesas, apurando assim o saldo disponível ou mesmo indisponível, permitindo medidas antecipadas de gestão. É um poderoso instrumento gerencial na antecipação de problemas de liquidez e endividamento, sintomático de rentabilidade, lucratividade e eficácia empresarial. Quanto maior for a proximidade entre a projeção do fluxo de caixa e o efetivamente realizado, maior será o conhecimento do empresário sobre seu negócio.

O fluxo de caixa deve ser utilizado como controle e, principalmente, instrumento na tomada de decisões. O empresário deve inserir informações de entradas e saídas conforme as necessidades da empresa. Com as informações, é possível elaborar a estrutura gerencial de resultados e a análise de sensibilidade, calcular a rentabilidade e a lucratividade, entre outros pontos.

Manter as contas em dia é muito importante para a saúde do negócio e para poder planejar uma gestão empresarial eficiente. Use a planilha que o Sebrae preparou para ajudar a organizar as contas do seu negócio.

Essa planilha é de uso pessoal. Mas o importante é que você faça o controle nem que seja usando um caderno, agenda, computador, e etc.

Cabe a você achar o que é melhor para você fazer seu fluxo de caixa. aqui disponibilizo uma planilha gratuita em excel para download.

Fluxo de Caixa

Fluxo de caixa

Mais como já mencionei a cima, você pode começar de maneira mais simples em um papel mesmo conforme mostrarei na imagem abaixo de fluxo de caixa pessoal simples. Onde verá apenas se está gastando mais do que ganhando.

O mais importante é:

Que você faça o fluxo de caixa pessoal e dos seus negócios independentemente se seja em planilhas, aplicativos ou em cadernos. Inclusive em papelarias já vendem um livro de fluxo de caixa.

É importante que coloque tudo que seja saída como um lanche na rua. Uma roupa que compre. Um sapato e etc. E também que coloque tudo que seja entrada como o seu salário, um dinheiro extra que entre com uma venda, com um serviço que tenha prestado. Assim terá no fim do mês todos os seus gastos e ganhos e poderá analisar onde está indo seu dinheiro.

Por que falo que fazer o fluxo de caixa é importante.

Primeiro, se não fizer o controle de entrada e saída de dinheiro você não sabe para onde está indo seu dinheiro. Você não sabe onde é o ralo, pra que lado está vazando o seu dinheiro. E segundo, você não consegue se planejar. Você não consegue saber com antecedência quando você terá dificuldades financeiras ou em que mês você precisará se preparar melhor para que não tenha surpresas e não acabe entrando no vermelho. Então é importante ter esse controle!

Porém ao contrário do que muita gente faz , assim como eu já fiz também. Esse controle não precisa ser sistemático , tipo paranóico. Eu mesmo faço controle das minha finanças pessoais dos meus negócios uma vez por mês. Eu dedico uma vez por mês, um dia pra eu sentar e fazer os cálculos de fluxo de caixa. E avaliar o mês anterior para ver se está tudo como eu planejei. Aí eu sento faço o planejamento para o próximo mês. Eu gosto de pagar as contas tudo nesse mesmo dia quando dá! aí deixo tudo certo.

Então uma vez por mês eu sento e dedico meu tempo para a questão de finanças. Não precisa ficar paranoico, quero que você viva, curta sua vida, curta os momentos com sua família, seu amigos. E para isso você não precisa ficar aí louco dedicando todo dia controlar as finanças. Basta você ter um dia por mês para fazer isso que você já terá sucesso.

Tem alguma dica? deixe abaixo seu cometário!

Fonte de boa parte da postagem: SEBRAE

 

Luiz Cerqueira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *