0

O que é Criptografia de um Site

O que é Criptografia de um Site?

Talvez você nunca tenha ouvido falar, mas saiba que ela faz parte da sua vida digital já há algum tempo. De origem grega, a palavra “criptografia” pode ser traduzida como “escrita escondida”. Literalmente, a criptografia é a técnica em que a informação transmitida pode ser transformada da sua forma original para outra impossível de ser identificada; a intenção é que apenas o destinatário certo e com a chave específica possa ter acesso àquela informação.

 




No passado, egípcios, gregos e romanos usaram a criptografia para evitar que suas mensagens caíssem em mãos erradas. Hoje em dia, o problema é o mesmo, mas a história é outra. A tecnologia usa a criptografia para que a troca de informações on-line seja cada vez mais segura. O conceito é o mesmo: codificar mensagens para assegurar a integridade da informação.

 O que define o grau de segurança de uma criptografia

Na computação, o que define o grau de segurança de uma criptografia é a quantidade de bits aplicados à codificação. Começando do básico, uma chave de oito bits é capaz de gerar 256 combinações diferentes. Hoje, a maioria dos algoritmos de criptografia possuem chaves de 128 bits, o que já é bastante seguro.

Em 1996, especialistas estimaram que fosse necessário uma chave de 90 bits para proteger as comunicações até 2016. É uma chave de 128 bits é cerca de 275 milhões de vezes mais difícil de ser quebrada do que uma de 90 bits.

Existem dois tipos de criptografia: simétrica e assimétrica. A primeira é quando emissor e receptor possuem a mesma chave, que é capaz de codificar ou traduzir mensagens. Este é o método aplicado no envio de e-mails, por exemplo. Já a criptografia assimétrica utiliza duas chaves diferentes: uma pública e outra privada.

A única capaz de traduzir a informação é a chave privada, assim, apenas o receptor pode traduzir o que qualquer um pode codificar. Este é o método aplicado às senhas de cartão de crédito.

A criptografia é indispensável para a troca de informações na internet. Mas apesar de tanta segurança, só esta tecnologia não é capaz de garantir segurança absoluta. Sempre vai existir alguém tentando desenvolver técnicas para quebrar essas chaves; é exatamente por isso que novas técnicas são criadas a cada dia.

Além da criptografia, é importante o usuário saber usar a internet e suas ferramentas de forma segura. Aqui no Olhar Digital você encontra uma série de dicas para navegar com segurança e garantir sua privacidade. Confira e mantenha-se seguro!

Caso queira se tornar um consultor autorizado HINODE basta acessar AQUI.

 

Luiz Cerqueira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *